Edifício Itália: marco arquitetônico ganha livro
Para Paulo Bruna (FAU-USP), este importante livro examina o Centro Novo de São Paulo sob todos os aspectos da história social, urbanística, legal e arquitetônica
Edifício Circolo Italiano, popularmente conhecido como Edifício Itália, localizado em um dos mais famosos endereços de São Paulo, a Avenida Ipiranga, ganha uma célebre edição que conta sua história. A publicação parte da presença da comunidade italiana em São Paulo, em um texto assinado por Keila Prado Costa (FFLCH-USP e KPMO), passando pelos meandros do concurso que elegeu o projeto do arquiteto Franz Heep como vencedor, com detalhes inéditos revelados pela pesquisa de Anat Falbel. O projeto é uma produção da Pitá Arquitetura, que acaba de mudar seu escritório para o 16º andar deste arranha-céu, e resolveu presentear a população paulistana com um livro que contasse toda a jornada deste prédio que é mais do que uma construção, é uma obra de arte, é uma história viva! Cuidadosamente preparada pela KPMO Cultura e Arte, com o apoio do Refúgios Urbanos, a obra Edifício Itália será lançada em uma live no dia 29 de junho, às 12 horas, no facebook da Pitá (@pitaarquitetura).
A edição ilustrada proporcionará ao leitor uma viagem pela arquitetura paulista dos anos 1960 e conta com orelha do Prof. Dr. Paulo Bruna (FAU-USP), tem prefácio assinado pelo Prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre (FAU-USP). As ricas narrativas ganham ainda mais significado por meio de mais de 190 fotografias, imagens, plantas de arquitetura e ilustrações, que revelam múltiplas belezas e gerações.
Ficha Técnica:
Livro: Edifício Itália
Produção: Pitá Arquitetura
Apoio: Refúgios Urbanos
Edição: KPMO Cultura e Arte
Textos: Anat Falbel e Keila Prado Costa
Orelha: Paulo Bruna
Prefácio: José Eduardo de Assis Lefèvre
Direção de arte e iconografia: Marcello de Oliveira
2020, 176 páginas
ISBN: 978-65-86913-02-6