Perspectiva

Notícias

Foto: Cristo (Igreja de São Clemente, em Taüll), afresco transferido para o Museu Nacional de Arte da Catalunya.
23 de junho de 2015 - Inspirações KPMO

A arte nos caminhos da fé

Por muitos séculos os Pireneus foi uma remota região localizada no sudoeste da Europa entre a Península Ibérica e o território francês, interligando o Mar Mediterrâneo, no extremo oriental, ao Golfo de Biscaia, no Oceano Atlântico.

No decorrer dos séculos X ao XII observou-se a presença do homem circulando por essa região de difícil acesso, formada por uma extensa cordilheira constantemente coberta de neve. Nesse ambiente inóspito começaram a surgir pequenas edificações, algumas vilas e pontes construídas em pedras ao longo dos caminhos.

Este meio propiciou o surgimento de edifícios religiosos, pequenos templos e mosteiros que serviam não apenas como um ambiente apropriado ao recolhimento, mas também para dar abrigo aos homens que atravessavam a região.

No Vale de Tena, por exemplo, durante os séculos X e XI foram construídos templos religiosos com simplicidade estrutural, compostos por uma nave com um nicho de teto abobadado e uma torre campanário. Esses edifícios foram surgindo nos Pireneus, como em Besalú, Beuda, Maià de Montcal, Santa Pau, na região de La Garrotxa, destacando-se o Mosteiro de Santa María de Aneu, em La Guingueta. As artes aplicadas nestas construções utilizavam técnicas como o uso do afresco e da madeira o que resultou no surgimento de um conjunto de expressiva qualidade de arte românica.

Hoje, o Museu Nacional de Arte da Catalunya, localizado em Barcelona, abriga parte dessa coleção artística, um esforço iniciado na primeira metado do século XX com a intenção de resgatar os afrescos e esculturas que entraram em processo de ruína, para que fossem salvos dos saques e da destruição do tempo. Essas obras de arte foram transferidas para o museu e recolocadas em réplicas, mantendo-se a forma original dos tetos abobadados.

O edifício que abriga a coleção foi construído para sediar a Feira Internacional de 1929 e remodelado na década de 1990 pela arquiteta italiana Gae Aulenti. Abriga uma das principais coleções mundiais de pintura mural românica, criadas após a estratégica operação de resgate efetuada nos templos religiosos dos Pireneus.

Para visitar:

Museu Nacional de Arte da Catalunya
Palácio Nacional, Parque de Montjuïc, Barcelona, Espanha
www.museunacional.cat

Igreja de São Clemente, Taüll, norte da Espanha

Voltar

Últimas Postagens

@kpmoculturaearte

Instagram

Contato

São Paulo / SP
(11) 2422-0448 | (11) 98138-2992
kpmo@kpmo.com.br

Todos os direitos reservados | © 2020 KPMO Cultura e Arte

Feito com ♥ por IDEIA DUCA