Perspectiva

Notícias

10 de julho de 2020 - Livros

Da perseguição de guerra a vinda para o Brasil: obra revela a emocionante saga de Ruth Sprung

A História De Ruth retrata a trajetória da artista plástica desde a libertação no Campo de Concentração de Ferramonti di Tarsia até a chegada em solo brasileiro

Ruth Sprung Tarasantchi é uma pesquisadora e historiadora de arte que nasceu em Sarajevo, Iugoslávia — atual Bósnia-Herzegovina — em 1933, mas vive no Brasil desde 1947. Considerada uma das maiores artistas plásticas e restauradoras da atualidade, a especialista é autora, ainda, da obra A História de Ruth.

Trajetória de Ruth Sprung Tarasantchi

Ruth passou boa parte de sua infância no vilarejo de Bugojno, até que em 1942 foi levada para o Castel Nuovo Don Bosco e, posteriormente, encaminhada para o Campo de Concentração de Ferramonti di Tarsia, próximo a Cosenza, no sul da Itália.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a sobrevivente mudou-se para o Brasil, onde estudou no Colégio Santa Inês e conclui o Ensino Médio no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, passou a frequentar as aulas de modelo-vivo da Associação Paulista de Belas Artes, desenvolvendo interesse pelas artes plásticas. 

Durante três anos, Ruth tentou concluir o curso de medicina, mas sua paixão pela arte sempre falou mais alto. Pouco tempo depois, abandonou seu curso e ingressou na Escola de Belas Artes de São Paulo. Já em 1974, fez mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP), defendendo a dissertação A vida silenciosa na pintura de Pedro Alexandrino, em 1981. Cinco anos mais tarde, a tese de seu doutorado foi sobre pintores paisagistas em São Paulo.

Obra A História de Ruth

Lançada em 2019, em uma coedição entre a Editora UNESP e a KPMO Cultural, esta obra memorável de Ruth Sprung Tarasantchi  acompanha a trajetória da própria vida da artista, na mesma medida em que apresenta imagens que encontram um contraponto perfeito na poesia do texto.

De caráter autobiográfico, esta obra imerge o leitor dentro do universo feminino por meio de narrativas que constroem os costumes e tradições judaicas. Além do tempo e espaço, esta obra formidável mergulha, ainda, nas lembranças de personagens que ainda hoje moram nas memórias de Ruth.

A artista conta lembranças pessoais de sua infância ao lado de amigos e entes queridos, passando pela sua estadia na Itália em decorrência da Segunda Guerra Mundial, pelo confinamento no Campo de Concentração em Ferramonti, até a libertação e a vinda para o Brasil, onde se casou e teve filhos e netos.

Suas obras gráficas referem-se às suas percepções sobre a vida, personalidade, desejos e paixões. Por meio da arte, Ruth é capaz de mostrar a sua essência ao mundo de forma sutil e delicada, na mesma medida que denuncia um dos períodos mais opressores da História da humanidade. 

Disponível na Amazon, este livro emocionante revela imagens capazes de despertar emoções e sentimentos únicos, a partir dos álbuns de família que a artista apresenta no decorrer da eletrizante narrativa.

Fonte: Aventuras na História UOL 

Voltar

Últimas Postagens

@kpmoculturaearte

Instagram

Contato

São Paulo / SP
(11) 2422-0448 | (11) 3486-9818
kpmo@kpmo.com.br

Todos os direitos reservados | © 2020 KPMO Cultura e Arte

Feito com ♥ por IDEIA DUCA